Google Meu Negócio: o que é e quais são as vantagens de utilizá-lo?

No arsenal de ferramentas disponíveis no marketing digital, as soluções do Google costumam se destacar por vários motivos, mas um deles é bastante óbvio: o Google é o maior mecanismo de buscas da internet, dominando quase 90% de todas as pesquisas de palavras-chave feitas em todo o mundo. E entre essas soluções, se destaca o Google Meu Negócio, a plataforma que funciona como ponto de partida para a presença online de qualquer marca na internet.

No post de hoje, você vai conhecer melhor o Google Meu Negócio e saber como usá-lo para aumentar o potencial da sua marca na web de maneira inteligente e, o melhor de tudo, gratuita. Confira!

O que é o Google Meu Negócio

A variedade de ferramentas do Google cria ecossistemas de aplicativos que se complementam e se integram de maneira crescente. A demanda surgiu com a necessidade de identificar corretamente os lugares nos mapas online, um dos maiores projetos do Google.

O Google Maps foi um sucesso desde o início, porque esta ferramenta não só ligava os endereços às suas localizações no mapa, como também funcionava como mecanismo de buscas de serviços e produtos em determinados lugares.

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O que é o Google Meu Negócio

Foi criado o Google Places for Business, uma plataforma onde as empresas poderiam gerir como seus empreendimentos apareciam nos resultados das buscas, mantendo suas informações atualizadas e, eventualmente, interagindo com usuários que deixam comentários ou fazem avaliações.

Em um segundo momento, a integração do Places for Business com outras plataformas começou a ser inevitável, culminando com o lançamento do Google+, que é uma tentativa massiva do gigante das buscas de unificar todas as suas ferramentas em uma interface só, em torno de uma rede social altamente intrincada. Surgiu então o Google Meu Negócio, plataforma que controla toda a presença de determinado local (ou locais) no Google Maps e as suas informações relevantes para os mecanismos de buscas.

No Google Meu Negócio são configuradas as informações do local no Google Maps, Google+ e na pesquisa do Google, influenciando principalmente aquelas buscas relacionadas a determinados locais, o que é chamado de Local Search.

Local Search ou Busca Local

Quando o usuário pesquisa por um restaurante próximo ou uma oficina para consertar seu carro, os resultados são direcionados para essa localização, o que é chamado de busca local, ou local search. Esse tipo de pesquisa traz resultados marcados em um mapa à direita da SERP (Search Engine Results Page, a página de resultados da busca) com bastante destaque acima dos demais resultados orgânicos da busca.

Configurar adequadamente o Google Meu Negócio é a maneira de manter as informações de empreendimentos locais atualizadas tanto nos mapas do Google quanto no mecanismo de buscas de palavras-chave.

Quais são os benefícios do Google Meu Negócio

Quando se fala em marketing digital e presença online de marcas e empreendimentos, o uso do Google Meu Negócio se torna praticamente obrigatório, mais do que recomendável. Mas o bom uso desta plataforma reserva vários benefícios que representam grande vantagem competitiva diante da concorrência.

Porquê usar o google meu negócio
Quais são os benefícios do Google Meu Negócio

Essencial para SEO e busca local

O SEO é importante para empresas pequenas e gigantes da internet pelo simples fato de que as pessoas usam os mecanismos de buscas para praticamente tudo nas suas vidas. As buscas locais são poderosas e devem ser exploradas para potencializar os resultados dessas pesquisas para entregar o que é mais importante para o usuário, trazendo mais clientes para você.

Ter o perfil do Google Meu Negócio completo e atualizado ajuda a ganhar relevância nas buscas para potenciais clientes e usuários interessados nos seus produtos e serviços.

Mais visibilidade com o Google Maps e Waze

Os mapas e navegadores de GPS como o Waze também funcionam como mecanismos de buscas e são influenciados pelo local search, representando mais uma oportunidade de captação de clientes que ainda é pouco explorada de maneira geral.

Aproveite para ajustar o endereço correto e a localização no mapa, enviar imagens, informações de contato, horário de funcionamento e até o site da sua empresa. Tudo isso ajuda não só no mapa e no navegador de GPS, como também nos mecanismos de buscas.

Controle da sua reputação online

Muitas pessoas usam o Google+ ou até o Maps para fazer comentários e avaliações dos lugares e serviços que tiveram contato recentemente. Quem é empreendedor sabe que isso significa lidar com algumas queixas e eventuais consumidores bastante insatisfeitos se expressando nessas plataformas.

Isso não é ruim, pelo contrário — é melhor responder adequadamente e ter conhecimento das manifestações online sobre o seu negócio do que não descobrir eventuais feedbacks negativos que poderiam ser tratados e convertidos em mais um cliente satisfeito.

Google meu negócio ajuda na sua reputação online
Como está sua reputação online?

Relacionamento com o consumidor

Esses comentários e avaliações também têm o seu aspecto social, principalmente no Google+, onde você pode interagir com o usuário por meio da página da sua empresa, gerida pelo Google Meu Negócio.

Como entrar no Google Meu Negócio

Se cadastrar no Google Meu Negócio é realmente muito simples. Para começar, basta ter uma conta do Gmail, que é o seu login do Google para todos os efeitos.

Acesse a página do Google Meu Negócio, no endereço www.google.com.br/business/, clique em Aparecer no Google e siga as instruções da ferramenta. Você vai entrar na sua conta e agora é possível criar o seu empreendimento no Google Maps.

Importante: pode ser que o seu local já seja cadastrado no Google Maps, e nesse caso você pode pedir a propriedade daquele local. Entre no mapa e clique sobre o local para abrir os detalhes. Abaixo das informações de contato, clique no link Reivindicar esta empresa. Siga as instruções atentamente, pois alguns passos podem ser necessários, como confirmação de códigos por telefone ou por um cartão enviado pelo Google para o endereço em questão.

Não deixe de caprichar nas informações da sua empresa; coloque os horários de funcionamento corretos para todos os dias da semana, atualize sempre as informações de contato e responda a todos os comentários feitos no seu local. Garantir uma boa reputação na web é essencial para aumentar a sua competitividade e o seu alcance por meio dos mecanismos de buscas!

por Diego Carmona

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